Ações ambientais na comunidade da serrinha e a cidadania. (PRCE/UFSC)

Objetivo Geral: Avaliar as condições sócio – ambientais do local como também conhecer a comunidade e seu cotidiano, promovendo assim, uma relação de cooperação que viabilize as ações de resgate da cidadania e respeito ao meio ambiente.

A ocupação desordenada de terrenos não construídos nos centros urbanos, muitos destes localizados em áreas de preservação ambiental, se relaciona intrinsecamente com a degradação social a qual estão submetidos seus habitantes. A Serrinha, localizada em Florianópolis, Santa Catarina, é uma das comunidades que se estabeleceram no entorno da Universidade Federal de Santa Catarina e enfrenta uma problemática característica deste contexto.
O projeto Ações Ambientais na Comunidade da Serrinha e a Cidadania. vem desenvolvendo um conjunto de ações onde o trabalho da equipe consiste na articulação junto a universidade, organizações atuantes na região e instituições públicas e privadas no auxílio à construção e aperfeiçoamento de uma infra-estrutura comunitária, transformando a relação dos moradores com o meio ambiente.

Após quatorze meses, foi desenvolvido um diagnóstico socioambiental da comunidade, extinguindo um lixão e ampliada a coleta de lixo. O alcance de resultados concretos tem motivado uma participação crescente dos moradores e instituições no trabalho conjunto em prol de transformações maiores como o desenvolvimento de atividades relativas a criação de projeto piloto de coleta da água de chuva, implantação de uma rede alternativa de esgoto e um programa semestral de educação ambiental na escola comunitária em conjunto com outros parceiros. (PRCE/UFSC)

tt