Apresentação

O Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado – GESAD foi idealizado pelo Professor Luiz Sérgio Philippi e oficialmente estabelecido junto ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina em 04 de outubro de 2004. Atualmente, o GESAD tem como supervisor o Prof. Dr. Pablo Heleno Sezerino (Portaria No. 315/CTC/2012 e certificado pelo CNPq – Diretórios de Grupos de Pesquisa).

O GESAD atua a mais de 15 anos no desenvolvimento e disseminação de pesquisas direcionadas ao saneamento descentralizado, empregando principalmente a Ecotecnologia dos Wetlands Construídos para tratamento de efluentes, aplicados a diversas finalidades e situações. O grupo vem incentivando o reuso de esgoto tratado visando a sustentabilidade na gestão hídrica.

Além disso, o grupo também atua na Gestão dos Serviços de Saneamento e Planejamento, notadamente com participação em relação aos Planos Municipais de Saneamento Básico – PMSB, na representação da UFSC junto ao Conselho Municipal de Saneamento de Florianópolis/SC e também na Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS.

O GESAD desenvolve atividades e conta com o apoio de a instituições governamentais como: FINEP, CNPq, CAPES, FUNASA e EPAGRI, bem como junto ao setor privado.

Os pesquisadores do GESAD dão suporte à comunidade acadêmica, por meio de orientação de trabalhos em nível de doutorado, mestrado, trabalho de conclusão de curso e iniciação científica, bem como para a comunidade externa a universidade, por meio de publicações e atividades de extensão, tais como eventos e palestras.

INSTALAÇÕES

O GESAD conta com dois escritórios para estudos, um laboratório de manipulação para realização de análises de qualidade e dois arranjos experimentais de tratamento de esgotos, composto por três unidades de Wetlands Construídos.

 

 salamani