Ecotecnologia de Wetlands Construídos – estação experimental de tratamento de esgotos

EQUIPE ENVOLVIDA

Coordenador do projeto: Professor Pablo Heleno Sezerino
Mestrando: Filomeno De Jesus
Bolsistas: Bárbara Beatriz Barbosa Silva                                                                                                                               Sebastián Ignacio Prudencio Peñaranda

Os sistemas de Wetlands Construídos localizam-se na Estação Experimental de Tratamento de Esgoto (EETE), dentro da área de 440 m² da Central Educacional de Tratamento de Esgoto Sanitário (CETESAN), atrás do Restaurante Universitário da UFSC – campus Trindade, em Florianópolis/SC.

A EETE entrou em operação dia 22 de junho de 2015, e desde então vem recebendo como afluente o esgoto sanitário proveniente da rede coletora de esgotos da bacia de escoamento do bairro Pantanal em Florianópolis/SC, sob a concessão da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). O esgoto bruto é recalcado por uma bomba submersível que se encontra dentro de um Poço de Visita (PV) da referida rede coletora, nas proximidades da EETE, sendo encaminhado ao início do tratamento.

Como tratamento primário, a EETE dispõe de um dispositivo decanto-digestor tipo Tanque Séptico (TS), seguido de um Tanque Equalizador (TE) e, então, o esgoto é bombeado para dois arranjos tecnológicos de WC componentes da estação, sendo estas, um Wetland Construído Vertical Descendente com fundo saturado – WCVD-FS (denominado de arranjo tecnológico 1) e um sistema híbrido composto por WCVD-FS seguido de um Wetland Construído Horizontal – WCH, operados em série (denominado de arranjo tecnológico 2).

           

VÍDEOS DESENVOLVIDOS POR EX-BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFSC:

30° Seminário de Iniciação Científica (SIC) – 2020:

Desempenho de tratamento de wetlands construídos verticais empregados no tratamento de esgoto sanitário.

Bolsista: Aline Bortoluzzi

29° Seminário de Iniciação Científica (SIC) –  2019:

Monitoramento hidrodinâmico de diferentes modalidades de wetlands construídos empregados no tratamento de esgoto sanitário.

Bolsista: Amanda da Cruz

28° Seminário de Iniciação Científica (SIC) –  2018:

Monitoramento de diferentes arranjos tecnológicos de Wetlands Construidos empregados no tratamento de esgoto sanitário.

Bolsista: Deborah Dotta Corrêa