Apresentação

O Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD), idealizado pelo Professor Luiz Sérgio Philippi, foi oficialmente estabelecido junto ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na data de 04 de outubro de 2004.

Desde sua implementação, o GESAD objetiva o desenvolvimento e a disseminação de pesquisas direcionadas às melhorias do saneamento, envolvendo atividades de tratamento de esgotos sanitários, domésticos e agroindustriais, empregando principalmente a tecnologia conhecida como wetlands construídos, a segregação de águas nas residências (águas cinzas e águas negras) e sua correta gestão apontando, inclusive, a reutilização destas águas tratadas nas própria residência e a agregação de valor dos subprodutos do tratamento.

O GESAD atua também no setor de planejamento, notadamente em relação aos planos municipais de saneamento e na representação da UFSC junto ao Conselho Municipal de Saneamento de Florianópolis/SC.

Atualmente o GESAD tem como supervisor o Professor Pablo Heleno Sezerino (Portaria No. 315/CTC/2012), e é certificado pelo CNPq – Diretórios de Grupos de Pesquisa http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0043307K3OUD4Z

O GESAD tem o apoio e desenvolve atividades junto a instituições governamentais (FINEP, CNPq, CAPES, FUNASA, EPAGRI), bem como junto ao setor privado (ex.: Rotária do Brasil).

Os pesquisadores do GESAD dão suporte à comunidade acadêmica, por meio de orientação de trabalhos em nível de doutorado, mestrado, trabalho de conclusão de curso e iniciação científica, bem como para a comunidade externa a universidade, por meio de publicações e atividades de extensão, tais como eventos e palestras.

INSTALAÇÕES

O GESAD conta com dois escritórios para estudos, um laboratório de manipulação para realização de análises de qualidade, uma estação experimental de tratamento de esgoto com duas unidades experimentais de Wetlands Construídos, e também com a infraestrutura do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – ENS/UFSC.

 

 salamani