-
Professor Pablo Sezerino participa do programa mobilidade docente da AUGM.
Durante o período compreendido entre os dias 25 a 29 de maio de 2026, no cômputo do programa mobilidade docente da AUGM, o Professor Pablo Sezerino esteve envolvido em diversas atividades acadêmicas conduzidas junto ao Grupo de Investigación en Fitorremediación, da Universidad Nacional de Córdoba/Argentina, destacando-se a participação no ciclo de charlas “Calidad de Agua, Restauración y Humedales Construidos”, em visitação junto a ETE de Córdoba e reuniões de trabalho com vistas à prospecção de parcerias em pesquisa.


-
Pesquisadores do GESAD recebem visita de alunos do IFSC 📚📝
No dia 29 de maio, o GESAD recebeu a turma de formandos do curso técnico integrado em Saneamento do IFSC Florianópolis. 🌱💧
A atividade teve início no auditório do ENS, com uma introdução ao saneamento descentralizado e aos wetlands construídos, além da apresentação do grupo, seus objetivos e principais linhas de pesquisa. Durante o encontro, foram abordados o conceito de saneamento descentralizado e sua importância diante do cenário urbano brasileiro, assim como exemplos de projetos já implementados em municípios, como o “Esgotamento sobre Rodas”. Também foram apresentados o funcionamento e as características dos wetlands construídos, com destaque para os projetos atualmente em execução pelo grupo.
Na sequência, os alunos foram conduzidos à área experimental, onde puderam conhecer a EETE e outros projetos desenvolvidos no local.
A atividade foi realizada por discentes de graduação e pós-graduação do GESAD e integrou as ações do INCT SbN Júnior, com o objetivo de promover a disseminação do conhecimento para a comunidade externa e aproximar a sociedade das pesquisas desenvolvidas pelo grupo.

-
Pesquisadores do GESAD e do LABEFLU representam a UFSC na 2ª Reunião do INCT SbN Júnior
Pesquisadores do GESAD e do LABEFLU representam o núcleo UFSC na 2º reunião do INCT SbN Júnior (online) que ocorreu no dia 12 de maio.
Os pós graduandos do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC apresentaram um pouco dos projetos que estão em curso nos laboratórios citados e as atuações em atividades de extensão, publicações, entre outros.
Acesse o webinar na íntegra pelo link: https://youtu.be/YYrhh7Fip00?si=Kw7ddv5lL2eGG86I

-
Pesquisadores se reúnem em Canela para 4ª Reunião do Comitê Gestor do INCT SbN
Entre os dias 24 e 27 de fevereiro, foi realizada a 4ª Reunião do Comitê Gestor do INCT SbN, na cidade de Canela/RS. O encontro reuniu pesquisadores de diferentes centros e universidades do país para discutir soluções baseadas na natureza e alinhar a produção técnico-científica voltada à divulgação e aplicação desses conhecimentos.

O núcleo da UFSC foi representado pelo professor Pablo Heleno Sezerino, docente do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, membro do GESAD e integrante do Comitê Gestor do INCT SbN, e pela pós-graduanda Thaís Ribeiro, representante do INCT SbN Júnior.
Ao longo da programação, os eixos e núcleos apresentaram os avanços obtidos desde 2024, como o desenvolvimento de pesquisas, produtos técnicos, ações institucionais e parcerias. Também foram debatidas e definidas metas, indicadores e prioridades para o período até 2028, ano de encerramento do projeto.
Durante o encontro também foi estruturado o INCT SbN Júnior, com foco na integração dos discentes dos diferentes núcleos e na participação nas atividades da rede.
Ao final da reunião foi organizado o calendário institucional e alinhadas as próximas ações e reuniões, reforçando o trabalho conjunto entre os núcleos para os próximos anos. -
🚨 Alerta de Defesa de Mestrado! 🎓
Em janeiro, tivemos a satisfação de acompanhar a defesa da dissertação de Mestrado de Fabrício Natan Fischer pesquisador do Grupo de Pesquisa em Saneamento Descentralizado (GESAD – UFSC).
O trabalho, intitulado “Implementação e partida operacional de wetlands construídos empregados no gerenciamento de lodo de tanque séptico”, é resultado de dois anos de pesquisa dedicados à compreensão, aprimoramento e aplicação da ecotecnologia dos de wetlands construídos em escala real na gestão do lodo séptico (septage), sendo uma solução baseada na natureza eficiente e sustentável, integrando-se como componente estratégico de uma Unidade de Gerenciamento de Lodo de Tanque Séptico (UGLTS).
A pesquisa orientada pelo Prof. Dr. Pablo Heleno Sezerino está vinculada à linha de pesquisa: Tratamento de Efluentes e Recuperação do Recursos, e contribui diretamente para a universalização do acesso ao esgotamento adequado e utilização de soluções baseadas na natureza para o tratamento de efluentes, sendo uma solução viável e eficiente.🌎
Parabenizamos o Fabricio pela trajetória e pela contribuição científica quanto ao emprego de Wetlands Construidos no gerenciamento de lodo séptico! 👏

-
Pesquisadores do GESAD participam de série “Saneamento é o Básico”, realizado pela NSC
Série de Reportagens: Saneamento é o Básico
Assista pelo link: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/edicao/2025/12/22/videos-serie-saneamento-nsc-noticias.ghtml

-
GESAD participa do 7º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos
Sob organização da ABES-PR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ocorreu entre os dias 28 e 30 de outubro, em Curitiba/PR, o 7º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos.

O evento reuniu profissionais, estudantes e empresas da área que discutiram, durante dois dias, as aplicabilidades da ecotecnologia em contexto nacional e regional, o cenário atual e as possibilidades futuras, incluindo temas como a recuperação de recursos e remoção de contaminantes emergentes
O Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD) esteve presente e participou ativamente do evento.
O professor Pablo Heleno Sezerino foi responsável pela palestra técnica de abertura, intitulada “Aplicabilidade das SbN Wetlands no Contexto Brasileiro”. Também participou, em conjunto com o professor David da Motta Marques (UFRGS), da sessão de discussões temáticas com a apresentação “Horizontes Compartilhados: o que as SbN Wetlands nos ensinam para o futuro das cidades e do planeta – Wetlands na América do Sul: desafios, oportunidades e como seguir em frente”.
Os pesquisadores do GESAD também marcaram presença, apresentando trabalhos na modalidade oral:
Shaun McGahan (doutorando): Análise integrada do desempenho de wetlands construídos de fluxo vertical para o tratamento de águas residuais da Universidade Nacional de Assunção
Thaís Ribeiro (doutoranda): Avaliação de longo período do desempenho de tratamento de esgoto em wetlands construídos verticais com diferentes frequências de alimentação.
Fabrício Fischer (mestrando): Wetland construído como solução baseada na natureza para tratamentos de lodo de tanque séptico no contexto dos sistemas descentralizados de esgoto.
Marina Fernandes (bolsista de iniciação científica): Eficiência da desinfecção solar UV aplicada no efluente tratado em wetland construído vertical de fundo saturado para fins de reuso não potável.
O evento foi concluído com visitas técnicas a módulos de wetlands construídos em Curitiba e na Região Metropolitana, e com o anúncio da próxima sede do simpósio, que será realizado em Lavras/MG, no ano de 2027.
-
🚨 Alerta de Defesa de Mestrado! 🎓
Em setembro, tivemos a satisfação de acompanhar a defesa da dissertação de Carolina Lopes, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saneamento Descentralizado (GESAD – UFSC). 💧
O trabalho, intitulado “Proposição de instrumentos de governança aplicáveis à rede de serviços associada aos sistemas de esgoto no lote”, é resultado de dois anos de pesquisa dedicados à compreensão e aprimoramento da governança do esgotamento sanitário no Brasil, tendo o município de Florianópolis (SC) como plano de fundo.
A pesquisa orientada pelo Prof. Dr. Pablo Heleno Sezerino está vinculada à linha de Governança do Esgotamento Sanitário do GESAD e contribui para o debate sobre novos arranjos institucionais e instrumentos de gestão capazes de fortalecer os serviços de saneamento em contextos urbanos complexos. 🌎
Parabenizamos a Carolina pela trajetória e pela importante contribuição científica ao campo da governança do saneamento! 👏

-
GESAD participa de missão técnica em Portugal para intercâmbio de experiências em saneamento descentralizado e regulação
Entre os dias 17 e 22 de julho de 2025, o Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participou de uma missão técnica em Portugal, com o objetivo de conhecer experiências e boas práticas do setor de água e saneamento, especialmente voltadas à gestão e à regulação de sistemas em áreas com baixa densidade populacional.
A comitiva catarinense foi composta por Pablo Heleno Sezerino, coordenador do GESAD/UFSC, e pelos pesquisadores Fabrício Jacques Vieira, Willian Goetten e Alexandre Trevisan.
As atividades tiveram início no dia 17, com visita à LIS-Water (The Lisbon International Centre for Water), onde foram apresentadas iniciativas voltadas à gestão eficiente, inovação e regulação no setor de saneamento. O encontro destacou a importância de desenvolver soluções sustentáveis e adaptadas às realidades locais.
No dia 18, a delegação foi recebida na Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Na ocasião, foram discutidas as práticas de regulação adotadas em Portugal, com especial atenção às estratégias aplicadas em contextos onde os sistemas convencionais encontram maiores barreiras de implementação.
A missão seguiu, em 21 de julho, com visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia Águas do Tejo Atlântico, referência na utilização de tecnologias de reuso de água. A equipe pôde conhecer de perto os processos operacionais, indicadores de desempenho e desafios associados à gestão de sistemas de tratamento de esgoto em Portugal.
No dia 22, duas agendas técnicas complementaram o intercâmbio: a primeira, novamente na sede da ERSAR, aprofundou discussões sobre aspectos tarifários, indicadores de desempenho e regulação de soluções de tratamento de esgoto no lote; a segunda ocorreu no Instituto Superior de Agronomia (ISA), para tratar de possíveis parcerias técnico-científicas voltadas à utilização de soluções baseadas na natureza aplicadas ao saneamento urbano e rural.
De acordo com Pablo Heleno Sezerino, a experiência portuguesa traz lições valiosas para a realidade brasileira:
“Os desafios da regulação e gestão de sistemas em áreas descentralizadas exigem soluções técnicas e adaptadas. O diálogo e a troca de conhecimento com instituições de referência, como LIS-Water, ERSAR e ISA, fortalecem nossa capacidade de propor políticas públicas e tecnologias mais eficazes.”

-
Workshop discute governança do esgotamento sanitário em Florianópolis
No dia 09 de julho de 2025, o Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD) realizou o workshop “Práticas de Governança Aplicáveis ao Atendimento Adequado de Esgoto”, reunindo representantes de diversas instituições que atuam na governança do saneamento em Florianópolis.
O evento, realizado no auditório do CCB/UFSC, teve como objetivo promover a integração entre os diversos atores dos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) da capital catarinense, além de estimular reflexões sobre a definição de prioridades e o fortalecimento da gestão no setor. Estiveram presentes representantes da CASAN, TCE-SC, FLORAM, Prefeitura de Florianópolis, ABES e IFSC. A programação contou com apresentações, mesa redonda e oficinas participativas voltadas à construção coletiva de caminhos para o fortalecimento da governança dos Sistemas de Esgotamento Sanitário do município.
A iniciativa é uma realização da CASAN e GESAD, no âmbito do Projeto de Pesquisa “Estudo relativo à governança pública do SES da bacia de escoamento da Lagoa da Conceição” (UFSC–CASAN–FEESC – Termo de Convênio nº 2022/0089), com apoio do Curso de Engenharia Sanitária da UFSC (ENS) e do PPGEA/UFSC. O workshop também integra o escopo da dissertação de mestrado da Engª Carolina L. dos S. Zeferino, integrante do GESAD e mestranda do PPGEA/UFSC, que pesquisa a temática de governança pública dos Sistemas de Esgotamento Sanitário.
