PESQUISADORES DO GESAD PARTICIPAM DA 20ª SEPEX 2023

31/10/2023 10:13

Durante a 20ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e Inovação da UFSC – SEPEX, realizada entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023, os pesquisadores do Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD) participaram e puderam compartilhar diretamente às atividades desenvolvidas na Universidade com os diversos estudantes e visitantes da comunidade que estiveram presentes no evento.

Em parceria com o Grupo de Pesquisas de Recuperação de Recursos em Sistemas de Saneamento (RReSSa), proporcionou-se aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto as inovações desenvolvidas pelos pesquisadores no campo da Soluções baseadas na Natureza para o saneamento.

Entre as principais atividades do estande, destacaram-se as explanações sobre o Banheiro Seco, uma abordagem inovadora para lidar com resíduos humanos de maneira eficiente e ecológica. Além disso, os pesquisadores apresentaram os avanços no reaproveitamento de recursos com as excretas humanas. Bem como, realizaram uma explicação sobre os sistemas Wetlands para tratamento de esgoto, evidenciando a importância de abordagens naturais e sustentáveis no tratamento de efluentes.

A participação dos pesquisadores do GESAD e RReSSa na SEPEX demonstra o compromisso desses grupos em impulsionar a pesquisa e inovação no campo do saneamento, contribuindo para um futuro mais sustentável e saudável através do contato direto com a comunidade.